Acre é o estado onde fumantes comprometem maior parte da renda

Uma pesquisa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apresentada nesta quarta-feira (31) durante o lançamento da campanha “Precisamos de comida, não tabaco” da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontou que o Acre é o estado onde os fumantes comprometem a maior porcentagem da renda familiar per capita mensal para comprar cigarros.

A Região Norte e Nordeste é onde se concentram os maiores gastos com tabagismo. No Acre o índice é de 14%; seguido pelo Alagoas, com 12%; Ceará, Pará e Tocantins vêm em seguida, com 11% cada.

Os números são mais elevados do que a média nacional. Em geral, os brasileiros que fumam destinam cerca de 8% da renda familiar mensal para a compra de cigarros industrializados.

Na Região Sul, Paraná e Rio Grande do Sul registram 8% de gastos com cigarros e Santa Catarina, 7%. No Sudeste, Rio de Janeiro e Minas Gerais apresentam gastos em torno também de 8%, enquanto São Paulo e Espírito Santo atingem 7%. Os menores índices de comprometimento de renda, em contrapartida, aparecem na Região Centro-Oeste, com Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal mostrando gastos de 6% cada. Mato Grosso e Goiás alcançam 9% cada.

O gasto mensal no país chega a quase 10% da renda entre os fumantes na faixa etária de 15 a 24 anos, atingindo 11% entre aqueles com ensino fundamental incompleto.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB