Ainda falta um ano e meio até as eleições de 2024, mas o MDB resolveu pôr fim aos boatos sobre os nomes que poderiam disputar a prefeitura de Rio Branco pela sigla e anunciou, por ora, o deputado estadual Emerson Jarude como pré-candidato.
Um dos nomes especulados chegou a ser o da ex-deputada federal Mara Rocha, que disputou o governo do Acre pela sigla, ficando na terceira colocação com 47.173 votos.
Outro nome que circulou nos últimos dias seria o do ex-prefeito Marcus Alexandre, que deixou o PT no ano passado e também está sendo especulado no PSD. Foi inclusive esse boato que teria motivado o anúncio do nome de Emerson Jarude.
Ao que tudo indica, a possibilidade de ter um ex-petista em um partido com base bolsonarista começou a gerar problemas internos. O vereador João Marcos Luz, por exemplo, acusou o partido de estar “mudando seus princípios” e afirmou que “não pode ser obrigado a se envolver nisso”.
Em nota, o partido ameaçou levar ao Conselho de Ética qualquer um de seus militantes que usasse “posicionamento pessoal para destratar ou ofender qualquer filiado da sigla”.
Na mesma nota, o MDB anuncia o nome de Jarude, mas não afasta a possibilidade que “novos filiados” possam vir:
“Para finalizar, a Executiva esclarece ainda, que tem um pré-candidato a prefeito da Capital, que é o deputado estadual Emerson Jarude, mas de forma alguma irá impedir que lideranças que queiram construir um projeto político de desenvolvimento, prosperidade e bem-estar da população de Rio Branco, venham ser impedidos de filiar-se ao partido”.