Na última quinta-feira (9) o Acre acompanhou a execução da 3ª fase da Operação Ptolomeu, que investiga indícios de lavagem de dinheiro dentro da estrutura do Governo.
No total, 34 pessoas foram alvo da nova fase, que resultou no bloquei de R$ 120 milhões em bens. Entre os alvos estão empresários, servidores e gestores, quatro deles foram afastados por decisão da juíza Nancy Andrighi, do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
Além desses, o governador Gladson Cameli (Progressistas) resolveu afastar também o secretário da Fazenda, Rômulo Grandidier — mesmo não havendo decisão do STJ sobre ele — sendo substituído temporariamente pelo secretário-adjunto José Amarísio Freitas de Sousa pelo prazo de 90 dias ou até o fim das investigações.
Entre os afastados estão (todos pelo prazo de 90 dias):
Seop: o secretário de Obras, Cirleudo Alencar, foi substituído diretor de Administração e Finanças, Glauber Ueyke Montenegro Mappes;
Deracre: no lugar do presidente Petrônio Antunes, comandará a pasta o diretor de Portos e Aeroportos, Sócrates José Guimarães;
Gabinete Militar: durante o afastamento do chefe da Casa Militar, Carlos Augusto da Silva Negreiros assume o chefe do gabinete pessoal de Gladson, José Rebamar Andrade de Messias.
Brasília: o secretário de Relações Federativas, Ricardo Augusto França da Silva foi substituído pela diretora de Administração e Finanças, Rosângela Bardales da Cruz.
Sobre a Operação Ptolomeu, o governador Gladson Cameli se pronunciou através de vídeo, onde afirma confiar na Justiça e declarou que “quem não deve, não teme”:
“Todos sabem que a Justiça tem o seu tempo e como eu acredito na Justiça mais uma vez me coloquei e abri todo o meu governo à disposição das autoridades. Todo homem público tem obrigação de prestar contar ao povo, à Justiça e a Deus. Por isso, estou tranquilo e garanto ao povo do meu estado do Acre que não vou decepcionar a sua confiança. Sigo fazendo a minha parte, porque quem não deve não teme. Continuo trabalhando para melhorar de fato a vida das pessoas. Que Deus nos protege e abençoe.”