Com a volta dos impostos federais sobre os combustíveis — medida anunciada nesta segunda-feira (28) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad — a gasolina e o etanol ficarão mais caros a partir desde início de março.
Com isso, os impostos subiram menos para o etanol e, segundo o governo, o objetivo foi incentivar o uso do combustível menos poluente.
Apesar disso, um levantamento feito pelo jornal O Globo mostra que em algumas capitais, incluindo Rio Branco, a gasolina tende a seguir mais vantajosa para o consumidor.
Com base no levantamento mais recente de preços da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o levantamento mostra que o etanol só seria mais vantajoso com a nova tributação em Cuiabá (MT) e Manaus (AM). Isso considerando que o impacto nas bombas será exatamente o estimado pelo governo.
Em geral, para saber se o etanol é mais vantajoso, é preciso fazer uma conta simples. Considera-se o preço da gasolina, multiplica-se este valor por 0,7 e compara-se com o preço do etanol.
Isso porque os motores gastam mais combustível quando o carro é abastecido com etanol. O desempenho de cada litro do etanol representa 70% do da gasolina.