Estágio e Trainee, quais as diferenças entre eles?

Olá, meus nobres leitores que acompanham a Coluna Capital semanalmente! Tudo bem? Espero que sim! Há alguns dias iniciei uma série de artigos para esclarecer e discutir com vocês sobre as diversas modalidades de contratos de trabalho. Desta vez, o assunto interessa aos jovens e adolescentes que já pensam no futuro profissional e iniciam a busca e inserção no mercado de trabalho. Você sabe quais as diferenças do Estágio e do Trainee? Quais regras regem cada área e como elas são operadas/fiscalizadas?

Como vocês devem ter percebido nos meus últimos artigos aqui publicados, tratei de assuntos e modalidades de contratação que têm por objetivo principal a de oportunizar mão de obra menos onerosa ao empregador no intuito de incentivá-lo a contratar mais, com uma pegada de inclusão social bastante fortificada. Agora, demonstro as principais diferenças entre o contrato de estágio e trainee para depois destrinchar de forma detalhada e separadamente os dois setores em artigos futuros.

De início, vale ressaltar que estágio e trainee são modalidades de contratação a nível de experiência profissional, onde ambas representam uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento na carreira, tornando-se o objetivo de diversos jovens. Os dois tipos de vagas representam uma possibilidade de ingresso no mercado de trabalho, no entanto, elas possuem diferentes características e é importante conhecê-las para candidatar-se às oportunidades que mais se encaixam ao seu perfil.

Os principais tópicos que diferenciam as duas modalidades são:

O estágio contrata estudantes ainda na graduação e o trainee é destinado a profissionais recém-formados ou no período final da graduação;

A jornada de trabalho do trainee é igual aos demais profissionais da empresa – geralmente de oito horas diárias -, enquanto o estagiário cumpre o máximo de 30 horas semanais;

Por ter uma carga horária de trabalho maior, a remuneração do trainee também é superior, além de ter direito a férias, FGTS e 13º salário. Nos casos em que o estágio não é voluntário, o estudante recebe uma bolsa-auxílio e férias remuneradas;

A quantidade de vagas de trainee é mais escassa se comparada às vagas de estágio. Isso se deve à necessidade dos programas de trainee apresentarem um plano de carreira e possuírem um salário maior. Em contrapartida, diversas vagas de estágio são abertas anualmente;

O estagiário realiza atividades práticas que possibilitam aprender o dia a dia da profissão. Já o trainee permite que o aprendiz conheça as diferentes áreas e setores da empresa a fim de capacitá-lo para a gerência.

Como visto, tanto o trainee como o estágio são modalidades de contratação a nível de experiência profissional por um período determinado de tempo. Assim como o estágio tem como público-alvo estudantes que ainda estão na graduação, o trainee se volta para empregados recém-formados em um plano de ascensão na carreira profissional. São etapas extremamente importantes e necessárias para que a nossa juventude tenha conhecimento e capacidade para superar os desafios que o mercado impõe.

E como forma de aumentar a oportunidade de renda para milhares que anseiam iniciar a carreira profissional, se faz muito importante que mais e mais empresas, principalmente no interior do nosso estado, se utilizem dessas modalidades de empregabilidade. Além de melhorar cada vez mais seu corpo organizacional, os empreendimentos podem possibilitar que os jovens estejam aptos e busquem se preparar cada vez mais em um mercado extremamente competitivo. Vamos fazer a diferença!

Sou Jebert Nascimento, empresário, advogado, administrador e contador acreano.

Me acompanhe nas redes sociais e sugira novos temas: @jebertnascimento

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB