PF deflagra operação contra grupo que atuava no desmatamento do Antimary

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (5) a “Operação Mundo Novo”, com o objetivo de combater organização criminosa que realizava grandes desmatamentos e queimadas no interior do Projeto de Assentamento Agroextrativista Antimary.

Estão sendo cumpridos nesta manhã 8 mandados de busca e apreensão e duas prisões temporárias. Os trabalhos contam com a participação de 30 policiais federais e com o apoio do Ibama.

Segundo a PF, a investigação identificou que, além do desmatamento, também ocorria a comercialização ilegal de terras públicas federais. Ao longo dos trabalhos, foram mapeados diversos acampamentos destinados ao cometimento de crimes ambientais. Tais pontos estavam sendo utilizados como bases de apoio para os criminosos.

Ficou comprovado, através de laudo pericial, que o desmate realizado pelo grupo criminoso foi de aproximadamente 1,9 mil hectares. Estudos mostram que o custo médio para desmatar 1 hectare é de aproximadamente R$ 1,5 mil. Isso significa que um desmatamento dessa magnitude exigiu emprego de R$ 3 milhões.

Além do Acre, também estão sendo cumpridas medidas judiciais nos estados do Amazonas e em Rondônia, com o auxílio de helicóptero e embarcações.

Os envolvidos responderão pelos respectivos crimes ambientais, além dos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Somadas, as penas podem chegar até 28 anos de prisão mais multa.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB